Restauração


Missa solene marca entrega da Igreja São Miguel Arcanjo restaurada, em Itacaré


DESCRIÇÃO:

Móvel: Igreja Matriz São Miguel Arcanjo

Localização: Praça de São Miguel, s/n –  Centro Histórico – Itacaré/BA

Pároco: Pe. Ednaldo Cardoso dos Santos

Território de Identidade: Litoral Sul

Tombada: IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Processo de Tombamento: nº 0607080037416

Decreto: nº 12.530 de 22 de dezembro de 2010


PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO DE ITACARÉ –  DIOCESE DE ILHÉUS

CNPJ: 13.628.433/0014-16

RUA PLINIO SOARES, S/N – CENTRO – CEP: 45.530-000   –  ITACARÉ – BA


1 – HISTÓRICO DE ITACARÉ

No século XVI, quando os primeiros europeus chegaram à região ela estava ocupada pela etnia tupi dos tupiniquins, também chamados (tupinaquis, topinaquis e tupinamquins) são um grupo indígena brasileiro que pertencem à nação Tupi. Eles habitavam por volta do século XVI duas regiões do litoral sul do Brasil: o sul do atual estado da Bahia e o litoral do atual estado de São Paulo. No século XVI, o jesuíta Luís da Grã ergueu uma capela dedicada a São Miguel, daí então batizou a povoação ao redor da capela como “ São Miguel da Barra do Rio de Contas”, juntamente com o município Ubaitaba, que chamava-se Itapira, sede do município de São Miguel da Barra do Rio de Contas.

A povoação foi elevada a sede de município 27 de janeiro de 1732 e Ubaitaba (até então denominada Itapira), tornou-se seu distrito, por obra e graça de dona Maria Athaíde e Castro, a condensa do Resende, donatária da capitânia de Ilhéus. Foram desmembrados pelo Decreto 8567 de 27 de julho de 1933.

Itacaré teve origem numa aldeia de índios, é um município estado da Bahia, Brasil.

Sua população estimada é de 28.013 habitantes. Tem uma formação geológica única no Nordeste brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a mata atlântica avança até o mar.

Até meados de 1970, a cidade tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau, diversas plantações que eram administradas por ricos barões do cacau, porém com a chegada da vassoura de bruxa – praga que ataca as lavouras de cacau, a cidade sofreu um grande declínio e empobrecimento, obrigando o povo da cidade a buscar outras alternativas de subsistência, explorando o turismo, que deu certo até os dias de hoje. Os principais segmentos turísticos trabalhados são ecoturismo, praia, turismo de aventura e esporte.

Principais praias de Itacaré: Concha, Coroinha, Costa, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho, Jeribucaçu, Pontal, Praia do Piracanga, Prainha, Resende, Ribeira, São José, Praia do Siriaco e Tiririca.

Localização


2 – A IGREJA:

No século XVI o padre Jesuíta, Luís da Grã, ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando aquela povoação com o topônimo São Miguel da Barra do Rio de Contas. Em 1718, o arcebispo primaz, Dom Sebastião Monteiro da Vide, elevou a capela à categoria de freguesia, com a mesma denominação.

É constituída de alvenaria mista, possuindo partido em nave capela mor com sacristia, no andar superior o coro, galeria e sala do consistório que está localizada acima da sacristia, apresentando planta compatível com a monumentalidade das igrejas matrizes. Seus altares preservam o estilo neoclássico, no batistério uma pia batismal original em pedra lioz, o gradil da comunhão e do coro, em madeira de jacarandá africano. Único exemplar arquitetônico da religião católica na cidade.


                  

3-  O PROJETO “ A FÉ RESTAURADA

Em vistas da necessidade urgente de restauração em seus altares foi criado o Projeto “ A Fé Restaurada” em outubro/2014, executado no ano de 2016, financiado com doações da comunidade com geração de renda com diversos eventos e ações voluntárias, além de doações dos turistas que visitavam o templo durante a obra. Foi contratada uma equipe de profissionais com atestado em obra em restauração artística para execução do projeto


4 – OBRAS DE RESTAURAÇÃO REALIZADAS

A proposta inicial do projeto foi a restauração do altar mor e dos retábulos colaterais. A medida que as atividades foram avançando, o plano de trabalho foi sendo modificado por circunstâncias diversas como: registros do passado que se revelavam através dos trabalhos da intervenção restaurativa, e que se fazia importante o resgate histórico, revitalização elétrica dos altares, capela mor e coro. As atividades tiveram acompanhamento técnico do Instituto Patrimônio Artístico e Cultural a Bahia. Com o restauro estrutural o coro os componentes do coral da Igreja Matriz São Miguel se sentiram motivados a utilizar esse espaço desativado a mais de 20 anos, para apoio ao retorno do coral ao espaço, foi realizada a obra de substituição da velha e desgastada escada de acesso ao coro, por uma em madeira de lei de maçaranduba com degraus em medidas apropriadas para maior segurança das pessoas.

Com a comunidade cansada de trabalhar para geração de renda as atividades do projeto foram suspensas em abril de 2017, com as seguintes obras concluídas:

Restauração do altar mor e 02 altares laterais;

Revitalização elétrica e iluminação dos altares;

Instalação elétrica embutida de toda a igreja;

-Registros históricos do passado resgatados e restaurados:

  Gradil da comunhão em madeira de jacarandá africano;

   Piso da capela mor em mármore carrara removido no passado e depositado   na área interna do altar mor;

   Resgate e restauro do sacrário original em madeira policromado e dourado que foi encontrado com repinturas a tinta óleo e abandonado no andar superior, reposto no altar mor;

  Restauro de pinturas artística encontradas nas tábuas do forro da camarinha escondidas por folhas de jornais datados de 1894, recoberto por camadas de tintas.


5 – CUSTO TOTAL

Valor total arrecadado: R$296.332,00 

Apoio da prefeitura com estruturas pesadas e elétrica: R$37.000,00

Custo Total: R$333.332,00



   ALTARES RESTAURADOS NA 1ª ETAPA DO PROJETO/2016

Imagem do altar mor e dos retábulos colaterais restaurados

1ª etapa 2016: Restauração artística e estrutural dos altares, financiada por doações da comunidade local e turistas com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré.

Coordenação Técnica do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

AULAS DE HISTÓRIA E ARTE DA IGREJA MATRIZ DE SÃO MIGUEL DURANTE A OBRA

Contribuição do Restaurador do IPAC, Antonio Visco Bruno, Coordenador Técnico da 1ª etapa do Projeto, solicitado por professores da rede de ensino local, (estadual municipal e particular) para informar aos alunos sobre a história da Igreja São Miguel, da importância de sua conservação artística para uma cidade histórica e turística como Itacaré. Palestras realizadas no canteiro de obra em finais de tarde como também à noite para alunos do turno noturno.

            


6 –   PROPOSTA PARA 2ª ETAPA DO PROJETO – Iniciado em 12/02/2019

Após o processo de restauração dos altares e de outros elementos integrados e bens móveis, criou-se uma discrepância estética e física entre esses bens reintegrados ao seu status, e o forro da nave. Com o monumento em pleno funcionamento de suas atividades litúrgicas e visitação turística  e chamava a atenção o aspecto  em que se encontrava, com manchas amareladas, da própria resina dessas madeiras e de oxidações de metais (pregos). O forro, 3º da história do templo, foi pintado de azul celeste e encontrava-se já descolorado e manchado com uma aparência em descompasso com o restante restaurado.

Restauração do gradil original do coro

Em madeira de jacarandá, o gradil estava todo pintado, abaixo foi encontrada tinta a óleo branca encorpada nos balaústres e pátina azul na estrutura. Na 1ª etapa do Projeto, o coro passou pelo processo de revitalização, (desativado por mais de 20 anos) tendo sua estrutura 100% restaurada com substituição de peças degradadas, assoalho removido para restauração, como também a estrutura do gradil.

Restauro das tribunas e caixilhos da capela mor

Do lado esquerdo do observador, as tribunas foram restauradas parcialmente na 1ª etapa do projeto. Vista do guarda corpo em madeira entalhada do consistório, pintado em tinta óleo branca. Foi encontrado pela equipe de trabalho algumas peças danificadas no andar superior da igreja durante a execução da 1ª etapa do projeto, para proteção de perdas foram armazenadas em caixas.


7 – RESTAURAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA PIA BATISMAL

Desativado por muitos anos, o batistério estava sendo utilizado para guarda de materiais e andores.

Pia Batismal peça original em pedra lioz, com bacia circular, apresentando pinturas com várias camadas de tintas acrílica de tonalidades diversas.

                  Modificação na bacia circular original apresentando meia esfera, (reservatório da água benta, e outra esfera para o ato do batismo).  Foi utilizado massa de cimento. Propõe-se a remoção da divisória para devolver a originalidade da peça.

8 –LAVABO, PIAS DE ÁGUA BENTA E PISO DO BATISTÉRIO

      Antigo lavabo da sacristia em pedra lioz com pinturas
Torneira em cobre com entalhes.

Encontra-se com várias camadas de tintas a óleo aplicada sobre a pedra.

Pias em pedra lioz, utilizadas no passado para reservatório de água benta onde os fiéis se benziam. Encontram-se fixada às paredes na nave (salão principal)

8 – PÚLPITOS

Dois púlpitos, uma raridade entre as igrejas do sul da Bahia, elemento construtivo de relevante valor histórico. Possui bacia em pedra lioz entalhada, guarda corpo em madeira de lei com entalhes decorativos, assoalho original em lajotas. A bacia de pedra está pintada com tinta látex e o guarda corpo com várias repinturas aplicadas sobre o trabalho original.

9 – REVITALIZAÇÃO E RESTAURO DOS SINOS

Três sinos de dimensões e épocas diferentes, em bronze com detalhes decorativos entalhado no próprio metal. Apenas 01 continua em atividade com sua estrutura de madeira em estado precário, oferecendo risco de desabamento e acidente às pessoas que costumeiramente sentam-se no final de tardes no passeio lateral da igreja abaixo da torre dos sinos.  Os demais foram removidos e desativados.

O único em uso apesar do estado precário, ao som do seu badalo através da corda puxada pelo sineiro, anuncia na cidade a hora do meio dia, da ave maria, e o anúncio da hora para as celebrações das missas que acontece durante as semanas.

10 – RAZÕES QUE JUSTIFICAM AS AÇÕES PROMOVIDAS PELA COMUNIDADE PARA APOIAR A EXECUÇÃO DO PROJETO.

A Paróquia São Miguel Arcanjo desenvolve trabalhos de evangelização na sede do município estendendo-se às comunidades que compõe a Paróquia São Miguel.

Comunidades: Água Fria, Pé de Serra, Rua de Palha, Limoeiro, Cajueiro, Sítio São José, Comunidade Ribeirinha, Fazenda Santa Ana, Fazenda Bom Jesus, Comunidade João Rodrigues e Taboquinhas.

Existem também as pastorais:

Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Pastoral do Batismo, Pastoral da liturgia, Pastoral da Catequese, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Terço dos Homens, Ministros Extraordinário da Comunhão Eucaristia. As atividades das pastorais são realizadas na igreja matriz.

Além das missas que acontecem 04 vezes por semana, o templo fica aberto de 2ª à 6ª feiras das 08:00h às 17:00h, e aos sábados até às 12h, para visitação turística. Na alta estação o número de visitantes chega a 2.000 pessoas semanalmente, possui elementos históricos e artísticos que merecem uma ação restaurativa e de conservação da história desse marco de surgimento da população.

11  –   EXECUÇÃO DAS OBRAS NA 2ª ETAPA

11.1-  OBRA DE SUSBTITUIÇÃO DO FORRO

No dia 11 de fevereiro de 2019 foi realizada a mudança dos bancos e alguns materiais do interior da Igreja Matriz, para o espaço do Clube Municipal Pirajá, situado na praça próximo à Igreja São Miguel, local onde provisoriamente passou a ser celebradas   as missas e demais atividades até a conclusão da obra que foi estimada para encerramento em 14 de setembro/2019. Teve início  em 12 de fevereiro de 2019 com as atividades de montagem de andaimes para substituição e instalação de 230m² de forro de madeira de lei com uma equipe de profissionais exclusivos para essa atividade, a equipe de restauro artístico, foi contratada profissionais residentes em outras cidades, devido a ausência dessa mão de obra com experiência em Itacaré

Ações para proteção e conservação dos elementos restaurados na 1ª etapa do projeto executado em 2016, e de todos bens móveis e integrados.

Vista parcial de peças substituídas, confecção de peças artesanais, e instalação do forro em madeira de lei (louro) com réguas em dimensões de 4m de comprimento 20cm largura e 2.0cm de espessura.

SURPRESA HISTÓRICA EM MEIO À OBRA DA SUBSTITUIÇÃO DO FORRO

Na etapa de finalização da instalação do forro, dia 19/07, revelou-se uma surpresa histórica pela equipe quando ao identificar uma área do reboco original na parte superior das paredes, precisamente abaixo da peça artística da cimalha (roda forro) visto rabiscos coloridos, prospectando a área o restaurador do projeto encontrou uma pintura parietal de rara beleza nos seus detalhes. Foi acionado o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia- IPAC, que encaminhou 03 técnicos do órgão que por 04 dias esteve juntamente com a equipe do projeto pesquisando e avaliando aspectos, traços artísticos, técnicas tonalidades usadas na época, a 1ª  camada de tinta aplicada sobre o reboco original que serviu de base para o artista plástico ter feito a pintura, em  vídeo conferência com outros especialistas do departamento  de obras e restauro do IPAC em sua sede na cidade de Salvador,  chegaram conclusão que as pinturas achadas tem 200 anos.

A pintura encontrada representa um valor sentimental para as pessoas da cidade. “Resgatar a memória de algo tão antigo, que por um incidente acabou sendo revelado, graças ao trabalho em conjunto com o IPAC, é um presente muito precioso, maior que qualquer valor monetário, além de ser um ganho muito importante para garantir a conservação da nossa história”.

A descoberta da pintura propiciou um engajamento ainda maior dos frequentadores e apoiadores da igreja ao despertá-los para as riquezas artísticas presentes no templo.

A equipe do Projeto recebeu reforço dos profissionais do IPAC nas obras de decapagem (remoção de tintas) e na reintegração cromática das camadas pictóricas (recomposição das partes faltantes da pintura), no intuito de revelar a antiga arte, além de recuperar a beleza e caraterísticas originais.

“A preocupação em preservar tudo que for encontrado na igreja tornou-se um compromisso dos seus membros, que iniciaram o projeto para buscar parecerias e criar o acervo histórico da igreja após o encerramento dessa 2ª etapa do Projeto.

11.2 – RESGATE E RESTAURO DE PINTURAS PARIETAIS NA CAPELA MOR

Vista parcial de áreas do portal da porta de entrada para capela mor encontrado pinturas em escaiola, mesmo trabalho artístico foi encontrado no contorno das janelas da tribunas.

11.3 –  RESTAURO DOS CAIXILOS E SANEFAS DAS TRIBUNAS

Vista parcial de trabalhos para restauração e confecção de peças para complementos                             das sanefas e caixilos que compõe as tribunas. Vimos na última imagem à direita, o conjunto das portas das tribunas completamente restaurado.

 11.4 – RESUMO DO TRABALHOS NOS BALAUSTRE E GRADIL DO CORO

Resumo de imagens dos trabalhos do gradil do coro que passou pelo processo de remoção de duas camadas de tintas a óleo aplicada sobre a madeira de jacarandá. Foi utilizado removedor pastoso, soprador térmico, e láminas de bisturi. As áreas com proteses foi aplicado tingidor preparado com produtos especificos para tonalidade desejada. O polimento foi realizado com cera especial  preparada à base de cera de abelha em tablete.

11.5 – RESTAURO DOS PÚLPITOS

Os púlpitos foram removidos para os serviços de remoção de tintas, substituições de peças, nivelamento e reintegração da policromia. Serviços finais realizados pós a peça reposta no local de origem.

11.6 – RESTAURO DO BATISTÉRIO E DEMAIS PIAS

11.7 –  INSTALAÇÃO DE RODAPÉ EM MADEIRA DE LEI EM TODOS OS AMBIENTES

Peças confeccionadas na marcenaria do projeto, montada na sacristia. Ação que protegerá a pintura das paredes da sujeira causada pela limpeza diária com vassouras e rodo.

INFORMAÇÃO:  O Projeto conta com a mão da obra de funcionários da prefeitura municipal de Itacaré para os serviços que não envolvem a mão de obra artística, como: marceneiro, carpinteiro, eletricista, pintor, pedreiro e ajudantes para serviços diversos, além da disponibilidade com materiais para serviços diversos e estruturas em geral.

11.8 – REVITALIZAÇÃO E RESTAURO DOS 03 SINOS

Os trabalhos de restauração dos sinos foram iniciados em 28/10, com montagem das estruturas necessárias para os trabalhos que estão sendo realizados no espaço da torre da igreja, o prazo estimado para esse trabalho é de 60 dias.

12 –  A 2ª SURPRESA HISTÓRICA ENCONTRADA NA DESMONTAGEM DOS ANDAIMES

Pinturas parietais encontradas na área inferior das paredes da nave (salão principal), que retrata figuras dos balaústres.  Solicitado apoio ao Instituto Artístico e Cultural da  Bahia – IPAC,  que enviou equipe de 06 restauradores para os trabalhos de restauro iniciado em 04/11/2019, com estimativa de 45 dias para conclusão, com todas despesas por conta do IPAC.

13. – CRONOGRAMA FINANCEIRO PARA OS TRABALHOS DE RESTAURO DOS SINOS

PRAZO: 60 DIAS

ITEMMÃO DE OBRA MEIUNDCUSTO R$
01 RESTAURADOR017.720,00
02AUX   DE RESTAURO013.520,00  
03AUX DE RESTUARO013.520,00
04MARCENEIRO DE RESTAURO01  5.647,00  
  05  MATERIAIS     3.640,00
  06      24.047,00
CUSTO TOTAL PARA CONCLUSÃO DA OBRA: R$ 24.047,00

NOTA: A 2ª Etapa do Projeto “ A Fé Restaurada” contabilizou uma despesa paga no valor de R$ 111.798,30 até o mês de outubro/2019 com recursos capitalizados através de doações diversas da comunidade em geral que se mobiliza através de ações diversas que deram início em fevereiro/2019, período inicial das obras e que se estende até o momento. A ajuda dessa comunidade tem perdido força por ser em número maior com os paroquianos aposentados que elaboraram suas listas de ‘Vaquinha entre Amigos”. Eventos beneficentes realizados fora do contexto da igreja, como também aqueles que a paróquia desenvolve sob a direção do Padre Ednaldo Cardoso, são ações que somam com tantas outras pequenas arrecadações mês a mês.  

A captação de recurso para garantir a finalização do Projeto nesse momento com  a etapa de restauro dos sinos, tem sido um fator preocupante diante da baixa arrecadação de doações da comunidade que tem lutado com muita união por nove meses para financiar essa obra de restauro.

Diante da dificuldade financeira, porém mantendo o sonho do restauro dos 03 sinos, foi apresentada uma nova proposta para manutenção de todos os profissionais através da modalidade de empreitada por 60 dias para conclusão dessa obra.

MUITO JÁ FOI REALIZADO ESTAMOS NO FINAL

RESUMO DE EVENTOS REALIZADOS EM PROL DA OBRA

15 – ENTREGA PARCIAL DA OBRA

NOTA: Com a conclusão da obra do forro e das pinturas históricas da parte superior das paredes, a comunidade de Itacaré retornou para Igreja Matriz no dia 28 de setembro/2019 às vésperas da festa do padroeiro São Miguel Arcanjo. Desde então tem sido divulgado em redes sociais, canais de comunicação local e aos visitantes que a obras continuam e aberto o acesso à visitação.

Compartilhar Texto.

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Twitter